Vender é uma habilidade. Na verdade, é um conjunto de habilidades, que vão se aprimorando na medida em que você as pratica. Por isso, o aprendizado em vendas leva tempo, e você deve aproveitar todo o conteúdo que puder absorver e todas as experiências que tiver no seu dia a dia. Porém, existem alguns princípios que você deve aprender o quanto antes. Algumas atitudes que você nunca deve tomar, e quanto mais cedo você aprender, mais fluido será seu desenvolvimento nas vendas. Aqui vão 5 dessas atitudes que você nunca deve tomar em vendas:
1 – Nunca discuta
Uma objeção não deve ser encarada como um conflito. Se o cliente questiona algum ponto, você deve usar a empatia para tentar compreender seu ponto de vista e, com serenidade, alinhar as percepções. Ainda que o cliente seja ríspido, ou esteja visivelmente tentando ganhar algum tipo de vantagem agindo de má fé, você deve manter a conversa em um tom ameno e positivo. A tranquilidade empodera o negociador. Lembre-se, levar as objeções para o lado pessoal irá lhe enfraquecer durante uma negociação. Não é sobre você, seja menos egocêntrico e mais inteligente e perspicaz.
2 – Nunca agrida
Não vou gastar muito tempo neste tópico, pois não devemos agredir ninguém, nem física nem verbalmente, em nenhuma situação. Se a situação for uma venda ou negociação, é ainda mais importante mantermos o controle emocional. Se o cliente (ou lead) se torna agressivo ou mal educado, respire fundo, lembre-se do tópico 1, e mantenha o controle. Nunca perca a razão em uma negociação, ainda que precise encerrá-la por total impossibilidade de manter a comunicação. Mas ainda que chegue a esse ponto, faça isso de maneira educada, sem perder a razão e sem deixar que isso afete seu estado íntimo de espírito. Reviravoltas muito interessantes podem decorrer em consequência desse comportamento.
3 – Nunca pense nem aja como se você estivesse derrotado
As pessoas tendem a respeitar e confiar mais em pessoas que se posicionam como bem sucedidas e seguras. Em uma negociação, é importante você mostrar que valoriza o negócio, mas que se vier a perdê-lo isso não lhe causará nenhum transtorno. Quando nos abalamos com os obstáculos do processo, expomos nossos pontos fracos e perdemos poder de influência. Levar o processo com serenidade é a chave.
4 – Nunca minta
Isso vale para a vida, não é mesmo? Mentiras são a porta de entrada para o inferno, Não se consegue estabelecer nenhum tipo de relacionamento sem que a pedra fundamental seja a verdade. E em vendas isso também se aplica, pois uma venda deve ser tratada como o início de um relacionamento sustentável. Lembre-se: nada convence mais do que o brilho no olhar de quem está falando a verdade!
5 – Nunca se coloque do outro lado da cerca
Um dos maiores erros que profissionais de vendas cometem é enxergarem a negociação como um duelo, onde cada parte busca vencer segundo seus próprios interesses. Porém, em uma negociação, os interesses de ambos devem apontar para a mesma direção. Não existe o meu ou o seu lado da cerca. Para o desfecho de uma negociação ser positivo, deve atender os interesses de ambos. Estamos todos do mesmo lado, e o que é melhor para o cliente deve sempre ser a melhor opção para o vendedor.
BÔNUS: Tente fazer um(a) amigo(a)!
Essa é a melhor parte! Se você seguiu até aqui, e manteve toda a sua negociação pautada na verdade e no desejo autêntico de tornar a vida do cliente melhor com aquilo que tem a oferecer para preencher suas lacunas, você seguiu um caminho favorável também para o nascimento de uma amizade. E se você mantém essa intenção ao longo do processo, seu interesse em ajudar se tornará ainda mais autêntico e natural. A combinação desses fatores o ajudarão a se tornar não apenas um negociador melhor, com uma maior taxa de conversão, mas também uma pessoa melhor e mais feliz!
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Diogo SHARK Francischini
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