É incrível como a maioria das pessoas ainda tem uma visão equivocada sobre o que realmente significa VENDER. Mas essa visão foi criada exatamente pela maneira que a atividade de vendas foi exercida durante muito tempo (e, em muitos casos, é até hoje). Isso porque as vendas sempre foram vistas sob o ponto de vista do vendedor: O que eu quero/preciso vender? Quanto falta pra eu bater minha meta? Que produto/serviço me comissiona melhor? E por aí vai…
Porém, existem 3 problemas nessa visão defasada:
- Dá muito mais trabalho convencer alguém a adquirir algo que talvez ele/ela não precise ou não deseje;
- Dificilmente você conseguirá concretizar essa venda usando apenas argumentos alicerçados na verdade;
- Ainda que o cliente compre, você corre um grande risco dele se arrepender, e nunca mais comprar nada de você.
Se você quer ganhar dinheiro de verdade, e ter sucesso com vendas, precisa aprender de uma vez por todas que VENDAR É PREENCHER LACUNAS. Quando enxergamos dessa maneira, tudo fica mais fácil, tudo flui melhor. Todo todos temos lacunas em nossas vidas, que preenchemos com produtos e serviços que adquirimos todos os dias. Então, quando queremos vender algo a alguém, ao invés de bolarmos rebuscadas estratégias de persuasão, o que realmente precisamos fazer é identificar essas lacunas. E como fazemos isso? PERGUNTANDO!
Em primeiro lugar, se importe genuinamente com seu cliente. Tenha um desejo autêntico de tornar a vide dele(a) melhor com o que tem a oferecer. Se esse interesse for realmente autêntico, você irá naturalmente sondá-lo até identificar suas lacunas, e quais delas podem ser preenchidas por produtos ou serviços que você tenha a oferecer.
O caminho pode até parecer mais trabalhoso, mas apenas para quem não evoluiu a ponto de se importar verdadeiramente com seu cliente. E tenha certeza que o resultado disso será uma rotina de vendas sustentáveis, relacionamentos duradouros e uma carteira muito mais lucrativa!
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Diogo SHARK Francischini
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